Enunciado de trabalho - Terminologia Arquivística CIN7101-UFSC

EM CONSTRUÇÃO
Neste trabalho, cada post é um verbete do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, inclusive aqueles que apenas remetem a outro (por exemplo, o verbete remissivo "subfundo ver seção" gera um post/verbete "subfundo").
O trabalho em 2011/2 reelabora o que foi iniciado pelos colegas de Introdução à Arquivologia (1a fase, UFSC) nos semestres 2011/1 e 2010/2. Veja no final deste enunciado os nomes dos colegas que já participaram.

Num primeiro momento, cada grupo cria um índice dos verbetes de um trecho do Dicionário. O índice é um post com uma lista de palavras na mesma ordem em que constam no Dicionário, separadas por 2 espaços e linkadas aos verbetes publicados no blog.

No segundo momento, cada grupo verifica a fidedignidade dos verbetes existentes - nome, definição e links para os verbetes citados na definição, de forma que cada verbete apareça da mesma forma* em que consta no Dicionário.
* Isto é, incluindo todos os verbetes, mesmo os remissivos, mas sem considerar as adições que existem em alguns verbetes e que devem vir depois da definição do Dicionário, após uma linha horizontal. Os links correspondem às palavras em negrito nas definições do Dicionário, por exemplo: o verbete remissivo "subfundo ver seção" gerou um post com o título "subfundo" e conteúdo "ver seção", onde "seção" contém o link para o verbete (post) "seção".

No terceiro momento, cada grupo escolhe em torno de 20 termos (5 por membro do grupo) do trecho que lhe cabe e enriquece sua definição com material adicional (outras definições, leis relacionadas, links, imagens, vídeos etc.). Podem ser verbetes para os quais não havia material adicional ou verbetes que já foram complementados por colegas em semestres anteriores e agora recebem uma revisão/reelaboração. SUGESTÃO: incluir entre esses termos os que também aparecem no livro Arquivo: Teoria e Prática de M. Paes (pp. 23-28). A maior parte desse trecho está no Google Books.

Observação sobre direito autoral:
É preciso dar crédito ao autor. Sempre que se "embute" uma imagem ou vídeo usando o endereço (URL) do original, usando as funcionalidades do editor do blogger, é possível saber a fonte seguindo o link. No entanto, é melhor ser explícito quanto à fonte. Para isso, é preciso colocar uma legenda nos elementos não-textuais (fotos, vídeos etc.) e uma citação com referência completa nos elementos textuais adicionados. Vale inserir uma legenda explicativa e "Fonte:", indicando a fonte do material. Se for material próprio, também cabe dar crédito (por exemplo, no caso de uma foto, dar a autoria na forma "Foto: Fulano de Tal"). Sempre que possível, além de reconhecer a autoria, é importante linkar para o original.


Grupos de trabalho:

Os grupos de trabalho neste semestre são:

G1 Carolina, Dayane, Greycielly, Juliano (pp. 20-43)
G2 Barbara, Fernanda M., Gabriel, Marianna (pp. 44-67)
G3 Ana Paula, Jociane, Rosane, Tairine (pp. 68-91)
G4 Jhessika, Mariza, Pamela, Patrícia (pp. 92-115)
G5 Fabio, Jefferson, Kamylla, Rosângela, Tiago (pp. 116-145)
G6 Amanda V., Mariana, Mateus, Monique (pp. 146-169)

Contribuintes de semestres anteriores:

O blog foi criado em 2011/1 e contou com a contribuição dos colegas:
Adaiani Goulart, Adriana Mattos Rodrigues, Andre Luis Dutra Correa, Andrea Cristina Machado, Angelita Silva Domingues, Bianca Ferreira Hernandez, Bruno Willian Espíndola, Camila Aparecida de Oliveira, Claudia Regina dos Santos, Daniella de Cássia Yano, Dayana Pereira Vieira, Edson Nazareno Justen, Gabriela Lopes Hoffmann, Gabriella Medeiros, Geisa Bonet Farias, Gustavo Monteiro Franco, Karina Orige Coelho, Katiane Rodrigues Pereira, Leolíbia Luana Linden, Luiz Carlos Ferreira da Luz, Rodrigo da Silva, Silvana Gonçalves Sontag, Soraya dos Santos, Tereza Cristina Schmitt, Thais Souza de Campos, Vanessa Zysko Bordin, Wagner Capistana Santos e Walmor Wagner Neto.

Antes deles, os colegas que cursaram a disciplina em 2010/2 fizeram o trabalho de terminologia a partir do livro de Marilena Paes (Arquivo: Teoria e Prática), compondo uma terminologia reduzida apresentada em slides. O resultado pode ser visto aqui
em PPTX (11 MB) e em PPT (12 MB). Os colegas autores foram (infelizmente os nomes completos não estão disponíveis):
Ana Luiza, Ana Myriam, Bruno, Daltro, Karina, Marcelo, Márcia, Maria de Fátima, Maria Paula, Matheus, Mirian, Munaita, Renata e Rodrigo.

Ilustração do fundo do blog:
Artista desconhecido. File:Archives temple Bau Louvre AO13322.jpg. In: Wikimedia Commons. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Archives_temple_Bau_Louvre_AO13322.jpg. Acesso em: 05 set. 2011.

Tradução literal da descrição: Tabuleta do arquivo administrativo do templo de Ba'u em Lagash (sul da Mesopotâmia, atual Iraque), citando os salários devido às diferentes categorias de pessoal. Telloh (cidade antiga de Girsu), sobre a época de Uruinimgina (circa 2350 A.C.). Esta peça está, atualmente, no Museu do Louvre em Paris.

Nenhum comentário: