método decimal

Método de ordenação que tem por eixo um plano prévio de distribuição dos documentos em dez grandes classes, cada uma podendo ser subdividida em dez subclasses e assim por diante.

Este método baseia-se na técnica do Sistema Decimal de Melvil Dewey (bibliotecário norte-americano).Castro adianta que “...a classificação decimal consta de uma tabela de assuntos, denominadacódigo de assuntos e de um índice que permite sua rápida localização. Tal classificação distirbui osassuntos em nove classes. A décima classe é reservada para os assuntos de caráter muito genérico,que não devem ser incluídos em nenhuma das outras nove classes, já estabelecidas.Cada classe, por sua vez, está subdividida em subclasses e uma décima para generalidades eassim sucessivamente, recebendo as denominações: divisões, grupos , subgrupos, etc.A codificação é formada por números cujos três primeiros algarismos, que estão separadosdos demais por um ponto, representam cada uma das dez classes. Portanto, a parte inteira do númeroé sempre composta de três algarismos. A parte decimal pode não existir, como pode ter um, dois, três ou mais algarismos.”

O método decimal exige a divisão dos assuntos do geral para o particular. A tábua, tabela ouesquema, com a classificação adotada tem o nome de classificador ou código, e não dispensa umíndice alfabético. Não existe uma classificação universal para arquivos - cada instituição tem a suaclassificação particular.Para utilizar-se o método decimal é preciso antecipadamente rigoroso estudo do mecanismoda classificação decimal